Novidades ORE
Além dos pais, também os adolescentes estão muito preocupados com o tempo que passam frente aos ecrãs
Relatório do Pew Research Center estabelece ainda que há muitos adolescentes que sentem alívio e felicidade quando consigo não têm o seu smartphone, e que afirmam já ter-se distraído nas aulas para dar atenção ao seu telefone.

ORE | agosto de 2018
.

O papel dos recursos educativos na gestão do tempo dos professores

Estudo inglês destaca o papel que nomeadamente os manuais escolares podem ter num acréscimo de eficácia do trabalho dos professores, representando mesmo uma vantagem para a disponibilização de mais tempo, entre outras, em tarefas de acompanhamento dos alunos e de planificação de atividades escolares alternativas.

ORE | abril de 2018
.

Notícias do Educare.pt
EDUCARE.PT, o mundo da Educação bit a bit
O EDUCARE.PT é um portal de referência na área da Educação, especialmente dirigido a professores, alunos e educadores. Aqui pode consultar toda a atualidade educativa, disponível através do computador, tablet ou smartphone.
Destaques
Novos filmes sobre questões educativas

O multipremiado projeto EPOPIA estimula o gosto das crianças pela leitura e reconcilia-as com o papel. Através da troca de correspondência com uma equipa de 20 pessoas (argumentistas, ilustradores, pedagogos, etc.), o livro entra numa nova dimensão: o livro de papel interativo.



Empréstimo de Manuais Escolares

Consulte aqui
notícias e artigos de opinião referentes ao empréstimo de manuais escolares.


Benefícios cognitivos da leitura do texto impresso
Diretor de uma importante revista científica ligada à área da Biologia Molecular dá como razão para manter a edição em papel, a complementar a edição on-line, o maior rigor que resulta da leitura do texto impresso e, portanto, a necessidade de atender à exigência analítica que é característica do espírito científico. Leia aqui.



Do cheiro da tinta e do papel
A ideia de o Estado chamar a si a função de garantir manuais escolares a todos os alunos, não oferecendo-os às famílias, como fazem algumas autarquias, mas antes emprestando-os e exigindo a devolução em condições de serem reutilizados é um desincentivo adicional. Leia aqui.



As crianças não sabem pegar num lápis e a culpa é da tecnologia
Os mais novos têm problemas de motricidade. Muitas escolas inglesas já utilizam tablets para substituir lápis. Leia aqui.










Contactos
ORE - Observatório dos Recursos Educativos
Apartado 4173
4000-101 Porto 
Portugal
E-mail: contacto@observatorio.org.pt
Estudos
Colabore connosco
Apresentação
Eventos
Seminários
Em destaque:
Promovido por Porto Editora