Novidades ORE
Aprender sem Barreiras
Adalberto Dias de Carvalho, Docente Universitário e Coordenador do ORE

Jornal de Notícias | 20.09.16
.

Estudo ORE - O peso das mochilas escolares: contributos para uma reflexão fundamentada

Nos últimos anos, a saúde escolar tem sido objeto de atenção entre a comunidade científica, principalmente no que concerne a alterações posturais e dores na região da coluna vertebral em crianças e adolescentes.

ORE | junho de 2017
.

Notícias do Educare.pt
EDUCARE.PT, o mundo da Educação bit a bit
O EDUCARE.PT é um portal de referência na área da Educação, especialmente dirigido a professores, alunos e educadores. Aqui pode consultar toda a atualidade educativa, disponível através do computador, tablet ou smartphone.
Destaques
Novos filmes sobre questões educativas

No último ano chegaram às salas de cinema vários filmes que têm na educação uma razão para filmar. Desde aqueles que mais diretamente a tocam, como O Inimigo da Turma ou O Exame, até outros que mais lateralmente a convocam, como Eis o admirável mundo em rede ou A infância de um líder, as abordagens são verosímeis. São estas as sugestões do ORE.




O Exame

Eis o admirável mundo em rede

A infância de um líder
Empréstimo de Manuais Escolares

Consulte aqui
notícias e artigos de opinião referentes ao empréstimo de manuais escolares.

Os manuais escolares e o desapreço pelo livro
"A desvalorização do livro impresso que, de forma direta ou indireta, encontramos instalada na esfera pública chegou à escola. Era inevitável que assim tivesse acontecido." Leia aqui.

Contra o empréstimo de livros
Jonathan Russell Clark (crítico de literatura do New York Times) diz-nos num dos seus textos, escrito com um saudável humor, porque se opõe ao empréstimo de livros.

Não gosta que lhe emprestem porque isso interfere com o seu singular processo de crescimento intelectual, e não gosta de emprestar porque a garantia de retorno não existe.

Perspetivando-os como tijolos do edifício que é a sua identidade, a possibilidade de cada um deles não estar à mão quando dos mesmos necessitar é para o autor sinónima da falta de si. Leia aqui.

Leitura em papel soma e segue
Estatísticas recentes em países como Espanha, França, Inglaterra e Estados Unidos da América mostram que, apesar do digital, a leitura no formato analógico recolhe a preferência dos leitores. Leia aqui.




Contactos
ORE - Observatório dos Recursos Educativos
Apartado 4173
4000-101 Porto 
Portugal
E-mail: contacto@observatorio.org.pt
Estudos
Colabore connosco
Apresentação
Eventos
Seminários
Em destaque:
Promovido por Porto Editora