Novidades ORE
Livros escolares aumentam probabilidade de sucesso a professores e alunos
O Observatório dos Recursos Educativos apresenta um estudo que identifica impacto da utilização dos manuais escolares e diagnostica sobrecarga de trabalho dos professores. Veja neste resumo as principais conclusões do estudo, no qual participaram 4590 docentes do 1.º ao 12.º anos de escolaridade.

ORE | setembro de 2018
.

O papel dos recursos educativos na gestão do tempo dos professores

Relatório do Pew Research Center estabelece ainda que há muitos adolescentes que sentem alívio e felicidade quando consigo não têm o seu smartphone, e que afirmam já ter-se distraído nas aulas para dar atenção ao seu telefone.

ORE | agosto de 2018
.

.

Notícias do Educare.pt
EDUCARE.PT, o mundo da Educação bit a bit
O EDUCARE.PT é um portal de referência na área da Educação, especialmente dirigido a professores, alunos e educadores. Aqui pode consultar toda a atualidade educativa, disponível através do computador, tablet ou smartphone.
Destaques
Novos filmes sobre questões educativas

O multipremiado projeto EPOPIA estimula o gosto das crianças pela leitura e reconcilia-as com o papel. Através da troca de correspondência com uma equipa de 20 pessoas (argumentistas, ilustradores, pedagogos, etc.), o livro entra numa nova dimensão: o livro de papel interativo.



Empréstimo de Manuais Escolares

Consulte aqui
notícias e artigos de opinião referentes ao empréstimo de manuais escolares.


O livro digital: crónica de uma morte anunciada
Artigo da France Culture, feito com base num estudo de 2017 intitulado Nielsen Book Research, estabelece que "os jovens usam livros em papel para justamente descansar dos ecrãs e das redes sociais". Leia aqui.



Benefícios cognitivos da leitura do texto impresso
Diretor de uma importante revista científica ligada à área da Biologia Molecular dá como razão para manter a edição em papel, a complementar a edição on-line, o maior rigor que resulta da leitura do texto impresso e, portanto, a necessidade de atender à exigência analítica que é característica do espírito científico. Leia aqui.



Do cheiro da tinta e do papel
A ideia de o Estado chamar a si a função de garantir manuais escolares a todos os alunos, não oferecendo-os às famílias, como fazem algumas autarquias, mas antes emprestando-os e exigindo a devolução em condições de serem reutilizados é um desincentivo adicional. Leia aqui.




Contactos
ORE - Observatório dos Recursos Educativos
Apartado 4173
4000-101 Porto 
Portugal
E-mail: contacto@observatorio.org.pt
Estudos
Colabore connosco
Apresentação
Eventos
Seminários
Em destaque:
Promovido por Porto Editora