Novidades ORE
O papel dos recursos educativos na gestão do tempo dos professores
Estudo inglês destaca o papel que nomeadamente os manuais escolares podem ter num acréscimo de eficácia do trabalho dos professores, representando mesmo uma vantagem para a disponibilização de mais tempo, entre outras, em tarefas de acompanhamento dos alunos e de planificação de atividades escolares alternativas.

ORE | Abril de 2018
.

Estudo ORE - O peso das mochilas escolares: contributos para uma reflexão fundamentada

Nos últimos anos, a saúde escolar tem sido objeto de atenção entre a comunidade científica, principalmente no que concerne a alterações posturais e dores na região da coluna vertebral em crianças e adolescentes.

ORE | junho de 2017
.

Notícias do Educare.pt
EDUCARE.PT, o mundo da Educação bit a bit
O EDUCARE.PT é um portal de referência na área da Educação, especialmente dirigido a professores, alunos e educadores. Aqui pode consultar toda a atualidade educativa, disponível através do computador, tablet ou smartphone.
Destaques
Novos filmes sobre questões educativas

No último ano chegaram às salas de cinema vários filmes que têm na educação uma razão para filmar. Desde aqueles que mais diretamente a tocam, como O Inimigo da Turma ou O Exame, até outros que mais lateralmente a convocam, como Eis o admirável mundo em rede ou A infância de um líder, as abordagens são verosímeis. São estas as sugestões do ORE.




O Exame

Eis o admirável mundo em rede

A infância de um líder
Empréstimo de Manuais Escolares

Consulte aqui
notícias e artigos de opinião referentes ao empréstimo de manuais escolares.



Do cheiro da tinta e do papel
A ideia de o Estado chamar a si a função de garantir manuais escolares a todos os alunos, não oferecendo-os às famílias, como fazem algumas autarquias, mas antes emprestando-os e exigindo a devolução em condições de serem reutilizados é um desincentivo adicional. Leia aqui.



As crianças não sabem pegar num lápis e a culpa é da tecnologia
Os mais novos têm problemas de motricidade. Muitas escolas inglesas já utilizam tablets para substituir lápis. Leia aqui.



Já há livrarias a fechar devido à oferta dos manuais escolares
Aquisição em lote dos livros por alguns agrupamentos estrangula pequenos negócios, que dependiam do mercado escolar. Leia aqui.







Contactos
ORE - Observatório dos Recursos Educativos
Apartado 4173
4000-101 Porto 
Portugal
E-mail: contacto@observatorio.org.pt
Estudos
Colabore connosco
Apresentação
Eventos
Seminários
Em destaque:
Promovido por Porto Editora